Fashion Dreams

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

No evento da Loja Toda Beleza, acabou rolando uma entrevista com a a Vanessa. Ela é jornalista, está à anos na carreira, e já possou por várias revistas legais.Por isso resolvi fazer umas perguntinhas para ela de como é a carreira de um jornalista, e o que se passa dentro de uma redação.

1- Qual sua formação ?
 Sou formada em Comunicação Social pela ESPM, com extensão em Jornalismo pela UCLA, na Califórnia, nos Estados Unidos.
2- Porque resolveu se formar em Jornalismo ? Quanto tempo está na área ?
Estou na área há dez anos. Antes, trabalhava com publicidade, mas minha vocação sempre foi escrever.
3- Como é um dia de trabalho em uma redação de Revista ?
Os jornalistas chegam, lêem os jornais e os portais, e começam a tocar seus afazeres, seja começar uma apuração de reportagem, redigir ou editar, no caso dos editores. Geralmente, os horários fogem dos convencionais e muitas vezes, o jornalista chega tarde em casa. Em compensação, também acorda mais tarde, porque o trabalho nas redações, na maioria das vezes, começa após às 10h, salvo exceções dos portais, nos quais a notícia é minuto a minuto.
 4- Como você se prepara para fazer uma matéria?
Primeiro vem a ideia da pauta, depois o começo da apuração. É necessário que o jornalista disse que a matéria: primeiro pensando em como iniciar a fazer os contatos e depois, começando a apuração em si. Na maioria dos casos, as assessorias de imprensa ajudam bastante. Se a pauta é entrevistar um estilista famoso, por exemplo, primeiro entro em contato com seu assessor de imprensa para ver a possibilidade de uma entrevista.Depois, se o sinal for positivo, marco uma data e faço o bate-papo pessoalmente, de preferência. O jornalista perde muito se a entrevista é feita via e-mail ou telefone.
5- Na sua opinião qual a parte mais difícil nesta profissão?
Existem poucas vagas de qualidade no mercado e a remuneração nem sempre é ideal.
6- Existe aquele glamour que vemos por aí ( os jornalistas são realmente sempre convidados para festas e eventos)? Sua agenda é lotada? Em partes, sim. Os jornalistas da área de moda e entretenimento vão a desfiles, jantares, shows e entrevistam gente famosa. Mas trabalho é trabalho, e mesmo que a pauta seja divertida, sempre há a tensão de trazer um furo de reportagem.
 7- Como foi sua experiência na VOGUE? (queremos saber detalhes, como são as pessoas que trabalham lá, quais os assuntos mais frequentes), como chegou até a redação da VOGUE? Cheguei à redação do site RG Vogue através de contatos de colegas da área. As pessoas de lá são super fashionistas e vivem falando de moda, claro. Antes de entrar lá, tive de investir e dar uma renovada nos meus looks!
 8- Quais outros sites ou revistas você passou ? Dá para escolher algum que tenha gostado mais ? Porque?
Passei cinco anos na redação da revista Quem, também trabalhei no site Glamurama e nos portais Terra e UOL. Colaborei com revistas como Contigo, Caras, Capricho e Marie Claire. Adorei, em especial, trabalhar na Quem, afinal, me “formei” por lá – foram cinco anos de muito aprendizado. Também curti muito meus seis meses como editora-assistente freelancer no Terra. O jornalista do futuro tem de saber como é a rotina de trabalho em um grande portal.
 9- Qual a dica que você deixa para as meninas que estão pensando em cursar Jornalismo ?
 Leiam muito, mas MUITO mesmo! Pelo menos um jornal diário de cabo a rabo. Escolham uma revista semanal, seja ela Época, Veja ou Istoé e façam uma assinatura. Se o foco for jornalismo de moda, comprem as revistas mais bacanas do segmento – as nacionais e também as internacionais. Aprendam a falar inglês para ontem! Sem isso, fica mais difícil um lugar ao sol no mercado. E sim, leiam livros, pelo menos um por mês. Um bom jornalista deve ser um devorador de leituras dos mais variados tipos.


Espero que tenham gostado! Até + e não se desliguem Fashion Dreams!
By:Aimée

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade! Se ofender ou prejudicar alguém em seus comentários eles serão excluídos. A equipe Fashion Dreams agradece seu comentário!